terça-feira, 10 de maio de 2011

Atrito e tração de automóveis

O sentido da força de atrito sempre é uma questão intrigante e complicada.

Temos que o atrito tem sentido contrário à tentativa de deslizamento entre as superfícies em contato.
Digo tentativa, pois quando temos atrito estático não há deslizamento das superfícies, apenas uma tentativa, uma tendência.

Então, quando o atrito é cinético, ou seja, há deslizamento entre as superfícies em contato, a força de atrito tem sentido contrário ao sentido de movimento do corpo.

Mas quando o atrito é estático as coisas não são tão simples, pois podemos ter um atrito motor envolvido.

Vamos pensar em um automóvel.

Uma roda de tração motora empurra o chão para trás para que o carro se mova para a frente.


A tentativa de deslizamento é para trás, pois o pneu força o chão neste sentido, logo, o atrito é para frente. Chamamos este atrito que é na mesma direção de movimento de atrito motor.

Atrito motor é aquele que pode movimentar um corpo, como caminhar ou nas rodas de um automóvel que transmitem a força do motor.

Em uma roda sem tração a inércia tende a manter a roda parada e a roda tenta deslizar para frente, embora acabe por girar.

Seria equivalente se tivessemos um corpo que não pudesse girar livremente. Pois, por exemplo, quando empurramos um automóvel para frente, forçamos as rodas a se moverem para frente e é como se estivessemos forçando o pneu a deslizar sobre o asfalto para a frente, embora o pneu acabe girando.

Este é um atrito estático que atrapalha o movimento.
Não é um atrito motor.

Como ficaria então um carro com tração traseira, dianteira e nas 4 rodas em relação ao atrito entre o pneu e o asfalto?

No automóvel de tração traseira as rodas motoras são as traseiras (como sugere o nome) e as da frente são "arrastadas", então teríamos algo como a figura abaixo.
Em um automóvel com tração dianteira temos a situação contrária da anterior. Ou seja, as rodas dianteiras são as motoras e as traseiras são "arrastadas".
Já em um carro com tração nas 4 rodas todas são motoras.

Quando digo "arrastadas", entre aspas, é porque não é atrito cinético. Logo, não há deslizamento entre as superfícies.

Vantagens e desvantagens dos tipos de tração:

- Uma tração traseira é melhor frente a uma dianteira em relação a força transmitida ao asfalto. Isto, pois quando aceleramos um automóvel tende a deslocar o seu peso para a parte traseira, devido à inércia, aumentando a força de atrito com o chão na roda motora.

- Uma tração dianteira é melhor frente a uma traseira em relação a estabilidade. Pois, quando o automóvel perder o atrito estático com o chão, entrando em um atrito cinético, ao transmitirmos uma força na parte dianteira do veículo, este puxará o restante do veículo, alinhando na direção de movimento. Caso contrário, se a força fosse aplicada atrás, empurraríamos o automóvel e se a dianteira não estivesse em um atrito estático com o asfalto o carro tenderia a seguir na direção em que aponta a dianteira e não a do eixo traseiro, o qual está sendo aplicada a força.

- A tração nas 4 rodas busca equilibrar os dois efeitos discutidos acima.

10 comentários:

  1. muito complicado esse assunto ai. Eu li e não entendi mt bem ;x

    ResponderExcluir
  2. Claro que é complicado!! É física!!

    ResponderExcluir
  3. mas nem tudo em física é complicado ;)

    ResponderExcluir
  4. Está certa! Mas depende muito da abordagem do problema e de qual problema.

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom meu amigo, vc se tornou diferente pq abordou fisicamente as coisas, falo isso pq tem "professorzinhos" por aí que para ganharem ibope dizem, por exemplo, que trabalho é T=F.d. Sabemos, contudo, que isso não é trabalho e sim, sua definição matemática simplificada. Esses tais querem fazer a física tão maleável que acabam não a expressando de maneira como deveria: seu sentido físico é substituído por fórmulas matemáticas, tal qual trazem a maioria dos livros do ensino médio!
    Sou estudante e amante da física e quero pedir permissão para usar alguns de seu "posts"

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado!
    Pode fazer bom uso, afinal, tudo que quero é a divulgação científica.
    E no que puder colaborar, agradeço!

    ResponderExcluir
  7. vou mandou extremamente bem!!
    completamente claro!
    só consegui intender com vc! hahha
    obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. qual lei de newton si refere a isso ?

    ResponderExcluir